sábado, 18 de maio de 2013

Cartaz Dia Mundial das Crianças

Ser criança.... Ser criança é ser mais feliz que tudo, poder aproveitar a vida ao máximo...
As crianças são os seres mais simples, mais sinceros e mais queridos do mundo.
Está a chegar o seu dia, 1 de Junho de 2013, e para este dia nas aulas de expressão plástica para finalizar o módulo 9, módulo de photoshop, realizámos um cartaz para promover este dia tão especial e tão alegre.
Aqui fica o cartaz que realizei, espero que gostem!
E feliz Dia Mundial da Criança!




sexta-feira, 17 de maio de 2013

Visita de estudo à livraria, Os Cabeçudos


Foi no dia 10 de Maio de 2013 que a minha turma, 11ºPTAI, acompanhadas pela directora de turma e professor de expressão dramática fomos até ao Lumiar para visitar uma livraria infantil no âmbito da disciplina de TPIE.
O nome da livraria é Os Cabeçudos, nessa livraria além de existirem livros como todos esperamos há também pessoas muito simpáticas que nos receberam com um sorriso na cara, além de haver sonhos e fantasias e muitos lugares mágicos para visitar e sonhar cada vez mais alto...
Quando lá chegámos estivemos a ver a livraria, os livros e a ler por alto alguns deles, de seguida veio uma senhora, uma contadora de histórias profissional, ter connosco!
Quando chegou ela fez um jogo de apresentação com a nossa turma com apenas 2 objectos nossos, um jogo muito engraçado que consistia em olharmos para o nosso par que escolhemos anteriormente e depois com os objectos dizer por alto o que ele é pelo que tem.
E como estávamos numa livraria obviamente que ela nos leu 2 livros, Uma história cheia de lobos e A grande fábrica das palavras, histórias infantis mas muito bonitas e engraçadas. Para além disto tudo ela deu-nos técnicas que podemos pôr em prática na nossa leitura em voz alta e mais uma vez fez um jogo com isso onde usamos a nossa voz de diferente formas ( rápido, devagar, como uma formiga, um urso, com um ar misterioso  a rir) e ainda no final ela contou-nos mais duas histórias sem livro, o que foi magnifico ver como se pode contar histórias sem livro.
E como tudo tem um fim também esta visita a esta linda e mágica livraria infantil também terminou... Foi muito bom lá ter ido e dou o conselho para lá irem e vão ver que vão adorar e quer lá voltar tal como eu!


Fotografias da visita:















sexta-feira, 3 de maio de 2013

Acessórios usados num teatro!




Estes acessórios, foram acessórios que eu usei no teatro que vos falei da última vez.
No teatro eu fazia de gata, então fiz este rabo e estas orelhas.
Para realizar estes acessórios, eu usei feltro ( branco e cor-de-rosa), algodão, uma bandolete, elástico e uma coisa parecia a algodão que normalmente se usa para encher as almofadas.
Experimentem montar um teatro e fazerem vocês mesmo os fatos, vão ver que vai ficar muito engraçado!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Teatro " O Conde que não consegue dormir"

Durante as aulas de expressão plástica, dividimos-nos em dois grupos para realizar um teatro ( que já falei anteriormente), o meu grupo escreveu o seguinte teatro, espero que gostem e tentem realiza-lo é muito engraçado e no final terão um resultado muito engraçado!

             


   “O conde que não consegue dormir”
P’lo Grupo Emes TV
Personagens:
CONDE – Marta Lourenço
GALO – Mariana Borges
PAPAGAIO – Verónica Silva
GATA – Marta Gonçalves
RATO – Tânia Marques



Cena I
Personagens
CONDE E PAPAGAIO

CONDE
 Ai que estou tão cansado, olha um sofá vou dormir. 

GALO
)Entra)  Có-Có-Ró-Có-Có!!

CONDE
(que acorda sobressaltado com o barulho do GALO a espreguiçar-se, e cai da cadeira)
Han? O que? O que é isto? (Encontra GALO) Ai este galo… (Avança para Galo) Ai galo maldito, acordaste-me outra vez. Vou-te matar. (Corre atrás do Galo)

GALO
(que foge) Socorro! (GALO apanha uma bola e coloca-a na mão do Conde que fica parado a olhar para o que recebe. Pausa. GALO aproveita o momento e desaparece)


CENA II
Personagens
PAPAGAIO + CONDE + GALO

CONDE
Uma bola? Para que é que eu quero uma bola? (CONDE atira a bola que o GALO lhe pôs nas mãos para longe e PAPAGAIO que entra, leva com a dita bola e cai) 

PAPAGAIO
Ai! Ai! Ai!

CONDE
Áh! Papagaio aleijei-te? (PAPAGAIO abana a cabeça e diz que sim e queixa-se) Espera um pouco que vou buscar água e toalhas para te curar.
(PAPAGAIO continua a queixar-se)

CONDE
Calma papagaio vais ficar bem! (PAPAGAIO acerta-lhe com a asa)  Assim não dá! (GALO entra e  bebe água e CONDE vê o GALO) Galo, por tua causa aleijei o papagaio, agora vais ajudar-me.
GALO
Que queres que eu faça?
CONDE
Vais fazer umas palhaçadas para entreter o papagaio
GALO
AH claro! Palhaçadas é a minha especialidade (PAPAGAIO imita o GALO)



Cena III
Mesmo cenário
Personagens
AS MESMAS + GATA

GATA
(Entra a espreguiçar-se) Miauuuuu! Ai que sol tão bom… Miauuu (Deita-se)

CONDE
Já só falta um bocadinho… E… Já está! (PAPAGAIO mexe a asa) Agora tenta voar (ele voa) Muito bem, agora experimenta um grande voo! (PAPAGAIO voa e tropeça na GATA)

GATA
Ron Ron… Miauuu! (Arranha o PAPAGAIO)

PAPAGAIO
(Que corre) ÁH ÁH (Começa a correr)

GATA
Seu bicho piolhento aleijaste-me (Levanta-se e corre atrás do PAPAGAIO e GALO começa a correr também atrás deles)

CONDE
PÁREM! Já chega. Isto assim não pode continuar.

GATA
Mas foi ele que começou… (Aponta para o papagaio e anda para a frente resmungando) Miauuu, miauuu…

PAPAGAIO
Eu só estava a tentar voar. (Voa)
GALO
E eu fui atrás do papagaio. (Salta para cima do sofá, algazarra outra vez)

CONDE
ÁÁhhh! Silêncio. (Animais dão-lhe miminhos)

CENA IV

Personagens
CONDE + PAPAGAIO + GALO + GATA + RATO

(RATO entra, GATA vê-o e começa a rosnar, GATA corre atrás do RATO, PAPAGAIO corre atrás da GATA e GALO corre atrás do PAPAGAIO)

CONDE
 Eu só queria descansar. Socorro! (Senta-se no sofá. Animais apercebem-se e voltam a dar miminhos ao CONDE, menos RATO. GATA olha para RATO e ameaça-o. Conde conta uma história) Era uma vez uma gata que era amiga de rato e de mais animais que viviam na quinta do Conde Gautinguecal…

ANIMAIS
(Começam a cantar) Conde Gautinguecal, Conde Gautinguecal, Conde Gautinguecal… ( Conde continua a história e animais adormecem)
CONDE
Finalmente paz…